Cuidados após a extração do dente

Para que a cicatrização ocorra normalmente após a extração de um ou mais dentes, alguns cuidados deverão ser tomados.

 

A principal preocupação do período pós-extração é uma infecção conhecida como alveolite, que causa dores fortíssimas.

 

Logo, deverão ser tomados alguns cuidados vitais para um pós-operatório sem riscos, entre eles:

  • Evitar ao máximo a ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes, assim como evitar permanecer ao sol ou sob outras fontes de calor;
  • Se possível comer algo gelado, de preferência pode chupar um gelo após a extração;
  • Evitar fumar;
  • Se possível colocar bolsa de gelo na face por períodos de 15 minutos, principalmente durante as primeiras 24 horas para evitar ou reduzir o inchaço;
  • Evitar comer alimentos duros nos primeiros dias;
  • Evitar bochechos nas primeiras 24 horas para evitar a destruição do coágulo;
  • Após a extração do dente a recuperação é rápida, sendo o repouso importante, evite esforços físicos intensos, principalmente no dia da extração, como por exemplo corrida, natação, musculação, entre outros;
  • Evitar ficar deitado logo após a cirurgia, e se possível dormir com uma almofada mais alta ou com a cabeceira da cama ligeiramente elevada para evitar um maior sangramento alveolar;
  • Tomar devidamente a medicação ou remédio prescrita pelo médico dentista, que pode passar apenas pela toma de analgésicos, de modo a aliviar a dor após extração de dente, mas também por anti-inflamatórios e/ou antibiótico;
  • Manter uma higienização oral mais cuidada, sem descuidar minimamente da zona da extração.

Tempo de cicatrização pós-extração dental

Geralmente de 7 a 10 dias é o tempo necessário para haver a cicatrização, pelo menos das partes moles, do dente extraído.

 

Uma cicatrização completa pode demorar cerca de 02 a 03 meses de recuperação.

De toda maneira, o tempo de cicatrização depende da complexidade do procedimento e do caso de cada paciente, além do próprio poder de recuperação, individual, de cada pessoa.

 

Reabilitação pós-extração dental

A perda de outros dentes, principalmente os circunvizinhos porque tendem a se inclinar para diminuir o espaço deixado pelo dente extraído.

 

A abertura de espaços (diastemas), problema na mastigação, dificuldades na fonética e até problemas articulares, podem ser consequências indesejáveis da extração dos dentes.

 

Por isso, reabilitar a estética e a funcionalidade é mais do que importante para a reabilitação oral.

 

A compensação dentária é necessária na maioria dos casos, exceto onde isso não seja pretendido, como é o caso dos dentes do siso, dentes de leite, dentes extraídos por razões ortodônticas ou noutros casos específicos.

 

Para o efeito podemos recorrer às seguintes soluções de reabilitação:

 

  • Próteses dentárias removíveis (acrílicas ou esqueléticas);
  • Próteses dentárias fixas (pontes);
  • Implantes dentários com posterior colocação de prótese sobre implantes, ou implante imediato.

 

Quais cuidados o dentista considera na extração?

O processo de extração dental é muito sensível, o que exige uma série de cuidados por parte do profissional. Por isso, alguns pontos são levados em conta ao realizar o procedimento.

 

Necessidade de implante

Em alguns casos, é preciso realizar um implante após a extração dental — para manter a estética e a funcionalidade daquela arcada dentária.

 

Cuidado com o osso

É outro ponto muito importante para o dentista antes de qualquer procedimento. Portanto, é válido realizar uma análise detalhada (por meio de radiografias e outros exames) e entender quais são as condições do paciente para que a remoção seja feita com a maior qualidade e precisão possíveis.

 

Doenças do paciente

O dentista também precisa conhecer as possíveis doenças que você possa ter, já que elas podem interferir nas reações após a extração dental. Pacientes que tenham diabetes, por exemplo, só pode realizar o procedimento se a doença estiver controlada.

 

Como muitos outros procedimentos, a extração dental é um processo muito utilizado na odontologia e é fundamental para garantir sua saúde e bem-estar. Com os avanços na tecnologia e nas técnicas aplicadas, então, torna-se uma operação cada vez mais segura e confortável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *